quarta-feira, 17 de abril de 2013
Blocos Econômicos - Pacto Andino
Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.
Blocos Econômicos - União Europeia ( UE )
A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia.
A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos : Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos : Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
Blocos Econômicos - Nafta
Fazem parte do NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.
Blocos Econômicos - Mercosul
O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
Blocos Econômicos - Conceito
- Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
terça-feira, 16 de abril de 2013
sábado, 13 de abril de 2013
Terrorismo - Globalização
O mundo está tão depende da globalização que as pessoas já nascem com isso na cabeça.
A charge ao lado faz uma ironia ao ataque das torres gêmeas que foi planejada por Osama bin laden. O ocorrido aconteceu em 11 de setembro de 2001.
A imagem representa que cada vez mais a globalização toma conta do mundo.
É uma imagem de ironia pois fala que vai ensina-los a serem homens bombas mas obviamente quando ele apertar o botão todos iriam morrer.
A imagem faz uma satirização ao Google Maps em que diz que as pessoas não recorrem mais ao Globo terrestre e sim ao computador pois ser mais fácil e mais rápido.
A charge fala sobre Osama Bin laden, como ele era um terrorista temido por todos, a imagem fala que em hipótese alguma ele iria para o céu e sim diretamente para o inferno.
Essa imagem tenta passar a visão globalizada dos continentes e que isso está se tornando verdade pois a cada dia as pessoas se apegam mais as coisas que gera o consumismo.
Essa imagem representa o terrorismo em que a estatua da liberdade não segura uma vela mas sim uma arma.
IAI??
Assinar:
Postagens (Atom)